Representantes da Rede Globo de Televisão e Rede Amazônica reuniram-se na tarde do dia 22, no Amazon River, com os presidentes dos bois Garantido e Caprichoso para apresentar um protocolo de intenção de transmitir o Festival Folclórico de Parintins 2013.
Com o fim do contrato com a Rede Bandeirantes, o festival está sem compromisso contratual com qualquer emissora de TV e há a possiblidade a Rede Globo assinar contrato com os bumbás para transmissão em rede nacional e internacional.
O presidente do Garantido, Telo Pinto, e a presidenta do Caprichoso, Márcia Baranda, assinaram um protocolo de intenção com a Rede Globo, no qual abre a possibilidade de negociação para a transmissão do Festival. “Nós firmamos hoje um protocolo de intenções, não é um contrato, mas é um protocolo de intenções que visa que nesses próximos dias nos dê segurança pra que a gente possa detalhar tudo aquilo que será feito com as agremiações, informa o diretor da Rede Amazônica, Phelippe Daou Júnior.
O contrato ainda deve ser formalizado e pode ter, inicialmente, cinco anos de duração, porém ainda serão estudadas solicitações das agremiações e as intenções da Rede Globo. “Tem muita coisa que as agremiações gostariam que ocorressem além do que já propusemos. Então nós vamos detalhar isso, não só as nossas propostas, mas outras necessidades dos bois e a gente espera assim, isso bem alinhado, que a gente possa celebrar um contrato de longo prazo”, afirma Daou Júnior.
Segundo o diretor de negociações especiais da Rede Globo, André Luiz Dias, a intenção é formalizar um contrato para transmissão de longo prazo. André Luiz afirma que há uma grande vontade da emissora em transmitir o Festival. “O objetivo é a gente fechar uma parreira com o boi Garantido e o boi Caprichoso para que a gente possa mostrar essa festa pra todo mundo”.
Este ano os bois, estão completando 100 anos de história, Caprichoso com o tema: "O centenário de uma paixão", e Garantido com o tema: "O boi do centenário".
Eu sou apaixonado por essa festa, se realmente a globo tramistir o festival que acontece no final de junho, espero que seja bem divulgado, pois muitos no Brasil ainda não conhecem a grandeza dessa festa, tão bela quanto o carnaval carioca.
Depois postarei alguns curiosidades sobre os bois bumbás de Parintins.
Fonte: Jornal Novo Horizonte e Bruno Montteir